Sorriso largo...

terça-feira, 26 de novembro de 2019

UM POUCO DE HISTÓRIA DA REGIÃO DA GAMBOA

Dia 25 de Novembro eu e Dalinha Catunda participamos das Celebrações promovidas pelo Iphan-RJ para homenagear as Baianas de Acarajé que tiveram seu Ofício reconhecido e Registrado como Bem de Patrimônio Cultural  Imaterial Brasileiro, em 2004. Apresentamos o folheto de cordel Baiana de Acarajé. Foi mesmo emocionante.
Os festejos tiveram início com uma missa realizada na Matriz de Santa Rita (1722), no Largo de Santa Rita, Gamboa, Rio de Janeiro, RJ. Esta Igreja fica na região em que os escravos eram comercializados, quando chegavam ao Rio de Janeiro nos navios negreiros. Em todos o entorno da Igreja foram descobertos cemitérios de africanos. Muitos destes cemitérios eram simplesmente valas. O cais do Valongo é hoje, Patrimônio da Humanidade. A Igreja Matriz de Santa Rita data do século XVIII.
A festa de confraternização e entrega de Registro a algumas baianas foi no Centro Cultural José Bonifácio (1877), construído a pedido de D. Pedro II, onde se registra a primeira Escola Pública do Brasil, que funcionou até 1966. Após este período passou a ser uma biblioteca especializada em cultura africana, e se transformou em centro de referência sobre a história e a cultura negra com a criação do Centro Cultural José Bonifácio.




Texto: Rosário Pinto

Um comentário:

Deixe aqui seus comentários e visite também:
http://cordeldesaia.blogspot.com