Sorriso largo...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

VI ENCONTRO DE POETAS e CORDELISTAS em IPUEIRAS, edição 2019


O VI ENCONTRO DE POETAS e CORDELISTAS em IPUEIRAS promovido e realizado por Dalinha Catunda e sua família, em seu Sítio, na cidade de Ipueiras, no ESPAÇO CULTURAL SABERS DO SERTÁO, em 19 de janeiro de 2019 foi coroado pelo sucesso.

As atividades foram abertas com a celebração da renovação do Sagrado coração de Jesus e apresentação da Banda de música Joaquim Catunda Sobrinho, do município, que veio por intermédio do Secretário de Cultura Neto Alves, seguidas pela apresentação das Mulheres do cordel, semente plantada, nesta cidade de Ipueiras, com o desejo de germinar, e se espalhar, como canto colorido. As letras das melodias das cirandas, criadas por Dalinha Catunda, que ficou emocionada com o desfecho do grupo de mulheres, que cantaram brilhantemente!

O Encontro contou com a representação de três Academias: ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com Dalinha Catunda, Rosário Pinto, Dideus Sales, Tião Simpatia, Anilda Figueiredo, que também é presidente da ACC - Academia dos Cordelistas do Crato; e, de Lindicássia Nascimento, presidente da Sociedade dos Poetas de Barbalha, Sérgio Pereira e Ernani Tavares.

As representantes do blog CORDEL DE SAIA realizaram o lançamento do folheto Se tem mulher no cordel, você tem que respeitar, com mote de Dalinha Catunda. A publicação é mais uma peça decorrente das pelejas virtuais, em que mulheres poetisas glosam seus motes em homenagem à produção feminina na literatura de cordel. Estavam presentes também as poetisas Denise Primo, Francisca Gonçalves Emídio, Ivonete Morais e Vânia Freitas.

O poeta LUCAROCAS emprestou seu talento poético e técnico na área de som, o que abrilhantou o Evento.

Contamos ainda com a presença de Chico Neto, aboiador, e o Cel. Marcelo Leal. Presentes ainda o casal de professores Socorro Pinheiro e Jean Pinheiro.
As vivências em cada conversa, cada olhar, cada poema, só nos revitalizaram. As mulheres cordelistas estiveram muito bem representadas. Estávamos em um número de relevo, dentre as representações de Rio de Janeiro, Fortaleza, Crato e Barbalha.

Cada um de nós só tem a agradecer a calorosa recepção oferecida por todos da família e de seus colaboradores Sônia Catunda, Edgar Silva, Cristina e Naeli.


Um comentário:

Deixe aqui seus comentários e visite também:
http://cordeldesaia.blogspot.com