Sorriso largo...

sábado, 28 de maio de 2011

ANGÚSTIA


Quero cuspir esta dor
Que me invade e assola
Sem saber pr’onde seguir
Porque nada me consola
Só pensamento canhesto
Nesta hora me arrola

CUSPIR A DOR
1
Peço perdão aos deuses
Por esta minha evocação
Tenho uma dor tão aguda
Dentro deste coração
Que ás vezes até penso
Não resistir à pressão
2
Com os olhos encharcados
O corpo feito em chaga
As pupilas dilatadas
E a alma espedaçada
Os rumos estão perdidos
E minha vida parada
3
Os amigos estimulam
Vencer esta depressão
Mas quem vive em agonia
Não enxerga a solução
É uma dor dilacerante
Que atormenta o coração
4
Sei que ainda vou sorrir
E conseguir ir adiante
Hoje, tudo está escuro
Mas é preciso ir avante
Chorar dia, noite e dia
Num soluçar constante
5
Sinto a vida decair
Equilibrar-se por um fio
Tão tènue, inverossimel
No olhar, só desafio
O cansaço me abate
Mas a vida, eu desafio
6
Andando de léu em léu
A vida eu vou levando
A tristeza invade a alma
E vou me conformando
Perdi toda a esperança
Nesta vida estou vagando
7
Desse frágil equilíbrio
Quisera sorrir, cantar
Mas o medo me apavora
Louca, não vou ficar
Se Deus não me esqueceu,
Ainda hei de me levantar
8
Há noites de grande insônia
Há um vazio tão profundo,
Que nada restabelece
A minha crença no mundo
Um sofrer silencioso
Carrega-me para o fundo
9
Fundo d’uma grande dor
Há muito tempo guardada
Sem gritar, alardear
Estou no chão colada
Desejo me soerguer
Não me sinto encorajada
10
O medo me espreitava
Lutei muito com a sorte
Ela só me açoitava
Sem oferecer suporte
Cheguei até a pensar
Que a saída seria a morte
11
Andei por plagas arenosas
Com luta em demasia
Almejando, certamente
Dias de mais calmaria
Aturdida, sem saber,
Se eu a conquistaria
12
Estou c’alma abalada
Misturando sentimentos
Mas, sofrer: é mesmo assim:
Pois se traduz em tormentos
Este poema “non sense”
Reflete meus sentimentos.
(Rosário Pinto)

Consulte ainda:

3 comentários:

  1. que poema emocionante! Muitas pessoas vão se identificar com essas palavras. abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosário,
    Deixei um comentário,
    para a "sua" Angústia,
    lá no Cordel de Saia...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rosário Pinto.

    Primeiro te agradecer pela visita em meu blog. - Ainda sobre os poços jorrantes do Piauí, eles foram perfurados ainda na década de 1970, e apesar da sua localização, região semi-arida do Brasil, o Vale do Gurguéia possui uma grande quantidade de água subterrânea e de boa qualidade que pode ser utilizada sem o uso de qualquer energia. Foi por essa facilidade, que na década de 1970 foram perfurados tantos poços na região. Porém quarenta anos se passaram sem ação por parte do governo do Estado. Você tem razão, ação pública deve partir do Estado, colocar culpa no homem do campo, isso é sem dúvida lamentável.

    Visite-me sempre que poder. Um abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários e visite também:
http://cordeldesaia.blogspot.com