Sorriso largo...

sábado, 25 de dezembro de 2010

Globo Rural - dia 02/01/2011

Notícia da semana
Globo Rural
Domingo, dia 02/01/2011
 

A Cordelteca, da Biblioteca Amadeu Amaral/CNFCP/Iphan/MinC é composta de mais de oito mil títulos, provenientes, em sua maioria, de doações de poetas cordelistas. O acervo está totalmente catalogado em Base de Dados, no Portal www.cnfcp.gov.br, tendo mais de cinco mil disponíveis para leitura on-line. Inclui multiplicidade temática e autores de renome como: Leandro Gomes de Barros, Francisco das Chagas Batista, Cordeiro Manso, João Martins de Athayde, Rodolfo Coelho Cavalcante, Patativa do Assaré, dentre muitos, incluindo-se os poetas contemporâneos como: Gonçalo Ferreira da Silva, Mestre Azulão [José João dos Santos], Manoel Monteiro, Raimundo Santa Helena, Jota Rodrigues, Moreira de Acopiara e, poetas mulheres que vêm demonstrando seus talentos, justificando porque Patativa do Assaré se refere a mulher como fonte de onde ouviu as primeira canções da tradição oral. Abriga títulos raros — alguns datam de 1908.
                Para saber mais sobre este acervo, assista ao programa Globo Rural que, para o dia 02 de janeiro de 2011, dedicou toda uma pauta à literatura de cordel.

"(...)
No Centro Nacional
De Cultura Popular
Acervo de cordel é
Referência singular
Poeta de toda parte
Vem aqui depositar

Seus folhetos de cordel
Para conosco gravar
A Memória permanente
Da cultura popular
A Cordelteca respalda
A poesia popular"

(Maria Rosário Pinto)
Visite também:
http://cordeldesaia.blogspot.com

ADQUIRA
100 Cordéis Históricos Segundo a ABLC
Editora:
Queima-Bucha
Formato: 21 X 28
Páginas: 568
Capa: Papel Triplex 350g 2 cores
Miolo: Papel Off-Set 90g P/B
Preço: R$ 50,00 (caixa com dois volumes)
Para envio por Correios será acrescentado o valor correspondente para cada cidade.
A coleção está à venda pelo e-mail 100cordeis@ablc.com.br.

5 comentários:

  1. Olá Rosário,
    Através de você e de sua contribuição mostrando os caminhos do cordel para produção do Globo Rural, tomei conhecimento desta importante pauta onde o cordel estará presente no primeiro Globo Rural de 2011 e aniversário do dito programa. Eu que não perco um Globo Rural com certeza estarei de plantão neste domingo.
    Obrigada pela chamada e por sua disponibilidade de estar sempre ajudando o cordel.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosário! Assisti ao programa Globo Rural e amei a matéria sobre o cordel.Sua participação foi excelente.Sim, já enviei os exemplares e quando chegarem ai, avise-me. bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nelcimá você é muito generose mulher maravilhos, suas palavras me estimulam a continuar, bjs,rosáio

    ResponderExcluir
  4. Rosa, minha sobrinha querida, você está ótima nessa foto. Muitas felicidades e muitas realizações para você no ano de 2011, é o que desejo do fundo do meu coração. Precisamos de mais poesia no nosso dia-a-dia. Precisamos aprender a ser felizes, pois afinal, a vida é bela.

    ResponderExcluir
  5. Amigos(as),
    Sou encantada com os fados portugues e este, especialmente, não conhecia. Acessem a Rosa Enjeitada. É simplesmente, FANTÁSTICO! E outros para todos os gostos,
    bjs,
    Rosário Pinto

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários e visite também:
http://cordeldesaia.blogspot.com